.

Olhar Informata - O blog da Fronteira!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CLOUD COMPUTING

1. O que é MASHUP? Exemplos?
R: Mashup é um novo gênero de aplicações Web interativas que utiliza conteúdos recolhidos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. Marcam a segunda geração de aplicações WEB, mais conhecida como WEB 2.0
Ex: Aplicações do Google; Orkut; Gmail; iGoogle; entre outras aplicações que podem misturar o objetivo principal da aplicação e dar um pouco de interatividade.

2. Conceituar e exemplificar os tipos de sistemas Cloud abaixo:

IaaS - Infrastructure as a Service
R: Infraestrutura como Serviço - É um conceito que envolve a liberdade de contratrar a infraestrutura de hardwares em Cloud Computing e espaço em datacenter sem a necessidade da imobilização de recursos, maximizando a rentabilidade do seu negócio. Os exemplos mais conhecidos de IaaS são Amazon Web Services (AWS) e Rackspace.

PaaS - Plataform as a Service
R: Plataforma como Serviço - É um conceito que utiliza uma plataforma como um banco de dados e APIS fornecidas ou com uma GUI para desenvolvimento. Os exemplos mais conhecidos de PaaS são Force.com de Salesforce.com e Google App Engine.

SaaS - Software as a Service
R: Software como Serviço - É um conceito onde o provedor de serviço fornece toda a infraestrutura junto com o software. Os usuários interagem com o serviço usando um front-end baseado na Web. Um exemplo bem conhecido é o GoogleDocs.

Tipos de serviços em nuvem



3. O que é ZOHO?
R: É o pioneiro entre as ferramentas de escritório on-line a oferecer o suporte à edição colaborativa em tempo real, o processador de textos Zoho Writer também permite a edição simultânea por múltiplos usuários, com atualização em tempo real.

 Tela do ZOHO

4. Descreva algumas desvantagens da computação em nuvem.
R: Falta de padrões de gestão e de segurança; gestão de infraestrutura; necessidade de uma maior banda de internet; não ter internet em determinado momento e querer acessar algum dado disponível na nuvem.

Um comentário: